Você está lendo sobre foguetes vindos de túmulos

sobre foguetes vindos de túmulos

  • terça-feira, 24 de abril de 2007
  • Wash.

  • eu sou um "apreciador" do rock, em todos seus estilos. quem me conhece sabe da abrangência. me garante a afirmação também o fato de saberem que não me limito só ao rock: gosto da música criada no delta do Mississipi, do samba de raiz paulistana, amo o jazz no seu todo, adoro Leonard Cohen, John Cage, Bernard Herrman e Ennio Morricone, Sinatra e Gershwin, o velho Ludwig van, Schöerberg, Nusrat Fateh Ali Khan, musica klezmer... e aí vai. mas sempre com discernimento, veja bem, isso é importante.

    obviamente tem gente que acha absurdo essa abrangência toda; acham até incoerentes algumas perspectivas: não acredito, por exemplo, que exista a capacidade de se criar algo NOVO seja dentro do termo rock; de Link Wray até Napalm Death, tudo que tinha que ser feito já foi feito. daí em diante é só remodelagem. enfim, sou abrangente (odeio a palavra écletico: eclético é quem gosta de metallica e alexandre pires) mas nasci com essa interferência social nos genes: o rock'n roll. agora se fosse pra escolher, qual nome você diria que foi a melhor banda de rock? de todas!??...

    é uma pergunta meio complicada de responder tendo em conta a significância que Black Sabbath, Ramones, AC/DC, Black Flag, Led Zeppelin e Beatles, no que se engloba como rock, tiveram na história da música. eu sei, é um tiro no escuro. mas veja bem: eu não disse A MAIOR, eu disse A MELHOR. e no que se diz ROCK, exatamente no termo. eu posso fazer uma lista imensa de "melhores", em todas as subdivisões de sonoridades do rock: heavy, punk, thrash, goth, vintage, hardcore, indie, noise, eletrônico, kraut... você sabe que existem N vertentes. mas o ROCK, a síntese do significado, o must, o cerno do termo... você saberia dizer qual é a melhor?

    depois de anos pensando no assunto, eu descobri: foi o Rocket From The Crypt. não tenho dúvidas. e como eu disse, passei muito do meu valioso (ocioso) tempo pensando no assunto. e você conhece o RFTC né? não? vá lá: o Rocket From The Crypt foi mais uma idéia genial do luso-americano John Reis, mais conhecido no submundo como Speedo. antes do RFTC ele tocava no não menos genial Drive Like Jehu, considerado por alguns o começo do que chamam de "emo", junto com as bandas de DC. Jehu broke up, ele juntou alguns companheiros de San Diego e iniciou o RFTC. a fórmula do começo era mais indie, que mudou bastante a partir do terceiro full-lenght do grupo, entitulado "Scream Dracula, Scream". daí ficou mais visceral, raiz. cada vez mais rock puro. de 1991 à 2006, caminharam 15 anos evoluindo o termo "rock".

    daí semana passada andei buscando umas mp3 dos discos que eu não tenho. e com meia hora de audição do que fizeram nesses 15 anos, dá pra perceber os elementos de alguns nomes que botaram o estilo no mapa da música: Chuck Berry, Supremes, Buzzcocks, Dead Boys, The Trashmen, Sonic Youth, MC5, AC/DC, James White, Misfits, The Cramps, Screaming Jay Hawkins, Motorhead. juro: fazendo uma boa seleção e prestando bem atenção, você encontra elementos que remetem a todos esses nomes. cada um tem sua importância na estoria do rock, e o sr. Speedo e sua trupe conseguiram agrupar tudo isso numa banda só. e olhem só, com coerência. isso sem dizer o efeito que fizeram no som de alguns contemporâneos e posteriores, como Supersuckers, Hellacopters, New Bomb Turks, Pogues e Murder City Devils.

    taí a resposta: Rocket From The Crypt foi a melhor banda de rock. se alguém tem alguma outra sugestão, por favor apresente-a: eu não tenho outras alternativas. paralelamente com o RFTC, Speedo mantinha o Hot Snakes que também era ótimo. acabou quase simultâneo com as duas bandas e agora só mantém o Sultans. fodasso, mas RFTC é sua obra prima. faz parte da história como ponto climático do estilo.

    alguns sites pra conhecer melhor o RFTC:

    RFTC! Site Oficial
    RFTC no Wikipédia
    RFTC Interview

    3 coffee junkies:

    1. Bacamartes disse...
    2. discordo e não vou apresentar nenhuma alternativa.

      24 de abril de 2007 às 12:03
    3. Bacamartes disse...
    4. quero falar com vc.. aparece na net ô

      25 de abril de 2007 às 13:03
    5. Marcelo Viegas disse...
    6. RFTC rules! Uma das minhas bandas favoritas, e que não teve o sucesso/reconhecimento merecido.

      Bom, quem sai perdendo são os ouvidos dos não-iniciados. Mas nunca é tarde, a música está aí, ficará para sempre. Álbuns impecáveis, hits que levantam até defunto... uma grande pena que não tenham tocado no Brasa.

      Mas, melhor banda de rock de todos os tempos? Não ouso afirmar. Mas, acho sensacional que vc pense assim! Pra não ficar em cima do muro, vai meu voto: melhor banda de rock de san diego de todos os tempos!

      abs
      Viegas

      6 de setembro de 2009 às 18:48