Você está lendo sobre um prefeito acéfalo

sobre um prefeito acéfalo

  • sexta-feira, 20 de abril de 2007
  • Wash.
  • olha, não costumo emitir opiniões políticas, mesmo porque não as tenho: não gosto de política nem tampoucos dos que a realizam. portanto qualquer coisa que eu disser vai soar como conversa de estranhos em fila de banco, ou conversa de boteco no fim do expediente do escritório.

    mas esse prefeito aí... tá foda.

    a cidade de São Paulo tem como tradição eleger prefeitos inúteis. desde a época que eu me lembro, pelo menos: Jânio Quadros era a criatura mais confusa dessa terra; Luiza Erundina só rebolou sob o nome do na época "imaculado" Partido dos Trabalhadores; Maluf e Pitta... precisa dizer??

    Desses anos todos, talvez a única que tenha feito "algo" pela cidade foi a ex-senhora Suplicy: criou o Bilhete Único integrado e... e... que mais? há: criou a Taxa do Lixo (sic).

    agora o sexagésimo prefeito que essa grandiosa cidade vê, tem como objetivo se tornar o mais odiado dentre todos que já passaram por esse cargo. obrigado sr. José Serra, por desistir do cargo pra iniciar a caminhada EM VÃO da disputa à presidência. dado o ato acéfalo feito, deixou o cargo na mão do vice Gilberto Kassab.

    eu disse "VICE"!! é. vice. eu não votei nele, alguém aí votou nele? levanta a mão! (barulho de grilo cricando...) e o ilustríssimo desconhecido vice chegou botando banca: chega dizendo que o problema de enchentes não tem jeito e que os moradores da cidade se conformem; bota uma lei anti-publicidade sem cabimento e SEM PRECEDENTES na cidade; manda os feirantes calarem os bicos; manda recolher os mendigos das ruas e escurraçar moradores da ocupação Prestes Maia, pra cidade ficar mais limpa... "apresentável" pra elite que quer ser instaurada no centro velho; abusa da autoridade e expulsa pessoas de lugares públicos por expressarem suas opiniões; aumenta a passagem do transporte público, estabilizada há mais de 2 anos, em 15%; fecha os bingos DE NOVO, onde muita gente honesta trabalha como empregado... pode ser que todas essas estórias você já ouviu antes. mas tudo de uma vez só, assim???

    ***

    aí um dia desses eu fui num centro cultural na periferia de são paulo e quem aparece lá, com uma comitiva de personalidades da tv e uma frota de seguranças de dar inveja ao Bush??? ele mesmo! o VICE!! eu olhei e não espetei, não xinguei, não cuspi nem taquei pedra. aff, se arrependimento matasse...

    possível diálogo imaginado:

    (eu) -olha... não é aquele VICE-PREFEITO?
    (kassab) -você está desatualizado, vagabuuundo: agora eu sou prefeito!
    (eu) -prefeito? eu não vi seu nome na cédula de votação. eu não votei em você. alguém aqui votou nele??... (cri-cri-cri...)
    (kassab) -vagabuuuundo! fora daqui, vagabuuuundo! tira esse vagabuuundo daqui!!!
    (eu saindo, levando borrachada nas costas)

    ***

    a minha vontade é que essa mula fizesse uma coisa muito, muito filha-da-puta. tipo cortar o benefício do bilhete único: aí eu queria ver ele segurar a bomba do povão enfurecido DE VERDADE. mas é isso que ele quer, não é? seria um problema de diminuição da auto-estima do vice, psicológicamente falando? quer chamar a atenção??... do jeito que está, ele vai conseguir, e ao contrário do que ele imagina, não vai ser bom pra ele.

    se liga, vacilão.

    0 coffee junkies: