sobre foguetes vindos de túmulos

  • terça-feira, 24 de abril de 2007
  • Wash.

  • eu sou um "apreciador" do rock, em todos seus estilos. quem me conhece sabe da abrangência. me garante a afirmação também o fato de saberem que não me limito só ao rock: gosto da música criada no delta do Mississipi, do samba de raiz paulistana, amo o jazz no seu todo, adoro Leonard Cohen, John Cage, Bernard Herrman e Ennio Morricone, Sinatra e Gershwin, o velho Ludwig van, Schöerberg, Nusrat Fateh Ali Khan, musica klezmer... e aí vai. mas sempre com discernimento, veja bem, isso é importante.

    obviamente tem gente que acha absurdo essa abrangência toda; acham até incoerentes algumas perspectivas: não acredito, por exemplo, que exista a capacidade de se criar algo NOVO seja dentro do termo rock; de Link Wray até Napalm Death, tudo que tinha que ser feito já foi feito. daí em diante é só remodelagem. enfim, sou abrangente (odeio a palavra écletico: eclético é quem gosta de metallica e alexandre pires) mas nasci com essa interferência social nos genes: o rock'n roll. agora se fosse pra escolher, qual nome você diria que foi a melhor banda de rock? de todas!??...

    é uma pergunta meio complicada de responder tendo em conta a significância que Black Sabbath, Ramones, AC/DC, Black Flag, Led Zeppelin e Beatles, no que se engloba como rock, tiveram na história da música. eu sei, é um tiro no escuro. mas veja bem: eu não disse A MAIOR, eu disse A MELHOR. e no que se diz ROCK, exatamente no termo. eu posso fazer uma lista imensa de "melhores", em todas as subdivisões de sonoridades do rock: heavy, punk, thrash, goth, vintage, hardcore, indie, noise, eletrônico, kraut... você sabe que existem N vertentes. mas o ROCK, a síntese do significado, o must, o cerno do termo... você saberia dizer qual é a melhor?

    depois de anos pensando no assunto, eu descobri: foi o Rocket From The Crypt. não tenho dúvidas. e como eu disse, passei muito do meu valioso (ocioso) tempo pensando no assunto. e você conhece o RFTC né? não? vá lá: o Rocket From The Crypt foi mais uma idéia genial do luso-americano John Reis, mais conhecido no submundo como Speedo. antes do RFTC ele tocava no não menos genial Drive Like Jehu, considerado por alguns o começo do que chamam de "emo", junto com as bandas de DC. Jehu broke up, ele juntou alguns companheiros de San Diego e iniciou o RFTC. a fórmula do começo era mais indie, que mudou bastante a partir do terceiro full-lenght do grupo, entitulado "Scream Dracula, Scream". daí ficou mais visceral, raiz. cada vez mais rock puro. de 1991 à 2006, caminharam 15 anos evoluindo o termo "rock".

    daí semana passada andei buscando umas mp3 dos discos que eu não tenho. e com meia hora de audição do que fizeram nesses 15 anos, dá pra perceber os elementos de alguns nomes que botaram o estilo no mapa da música: Chuck Berry, Supremes, Buzzcocks, Dead Boys, The Trashmen, Sonic Youth, MC5, AC/DC, James White, Misfits, The Cramps, Screaming Jay Hawkins, Motorhead. juro: fazendo uma boa seleção e prestando bem atenção, você encontra elementos que remetem a todos esses nomes. cada um tem sua importância na estoria do rock, e o sr. Speedo e sua trupe conseguiram agrupar tudo isso numa banda só. e olhem só, com coerência. isso sem dizer o efeito que fizeram no som de alguns contemporâneos e posteriores, como Supersuckers, Hellacopters, New Bomb Turks, Pogues e Murder City Devils.

    taí a resposta: Rocket From The Crypt foi a melhor banda de rock. se alguém tem alguma outra sugestão, por favor apresente-a: eu não tenho outras alternativas. paralelamente com o RFTC, Speedo mantinha o Hot Snakes que também era ótimo. acabou quase simultâneo com as duas bandas e agora só mantém o Sultans. fodasso, mas RFTC é sua obra prima. faz parte da história como ponto climático do estilo.

    alguns sites pra conhecer melhor o RFTC:

    RFTC! Site Oficial
    RFTC no Wikipédia
    RFTC Interview

    sobre possibilidades

  • domingo, 22 de abril de 2007
  • Wash.
  • taí uma campanha publicitária caprichada:

    sobre um prefeito acéfalo

  • sexta-feira, 20 de abril de 2007
  • Wash.
  • olha, não costumo emitir opiniões políticas, mesmo porque não as tenho: não gosto de política nem tampoucos dos que a realizam. portanto qualquer coisa que eu disser vai soar como conversa de estranhos em fila de banco, ou conversa de boteco no fim do expediente do escritório.

    mas esse prefeito aí... tá foda.

    a cidade de São Paulo tem como tradição eleger prefeitos inúteis. desde a época que eu me lembro, pelo menos: Jânio Quadros era a criatura mais confusa dessa terra; Luiza Erundina só rebolou sob o nome do na época "imaculado" Partido dos Trabalhadores; Maluf e Pitta... precisa dizer??

    Desses anos todos, talvez a única que tenha feito "algo" pela cidade foi a ex-senhora Suplicy: criou o Bilhete Único integrado e... e... que mais? há: criou a Taxa do Lixo (sic).

    agora o sexagésimo prefeito que essa grandiosa cidade vê, tem como objetivo se tornar o mais odiado dentre todos que já passaram por esse cargo. obrigado sr. José Serra, por desistir do cargo pra iniciar a caminhada EM VÃO da disputa à presidência. dado o ato acéfalo feito, deixou o cargo na mão do vice Gilberto Kassab.

    eu disse "VICE"!! é. vice. eu não votei nele, alguém aí votou nele? levanta a mão! (barulho de grilo cricando...) e o ilustríssimo desconhecido vice chegou botando banca: chega dizendo que o problema de enchentes não tem jeito e que os moradores da cidade se conformem; bota uma lei anti-publicidade sem cabimento e SEM PRECEDENTES na cidade; manda os feirantes calarem os bicos; manda recolher os mendigos das ruas e escurraçar moradores da ocupação Prestes Maia, pra cidade ficar mais limpa... "apresentável" pra elite que quer ser instaurada no centro velho; abusa da autoridade e expulsa pessoas de lugares públicos por expressarem suas opiniões; aumenta a passagem do transporte público, estabilizada há mais de 2 anos, em 15%; fecha os bingos DE NOVO, onde muita gente honesta trabalha como empregado... pode ser que todas essas estórias você já ouviu antes. mas tudo de uma vez só, assim???

    ***

    aí um dia desses eu fui num centro cultural na periferia de são paulo e quem aparece lá, com uma comitiva de personalidades da tv e uma frota de seguranças de dar inveja ao Bush??? ele mesmo! o VICE!! eu olhei e não espetei, não xinguei, não cuspi nem taquei pedra. aff, se arrependimento matasse...

    possível diálogo imaginado:

    (eu) -olha... não é aquele VICE-PREFEITO?
    (kassab) -você está desatualizado, vagabuuundo: agora eu sou prefeito!
    (eu) -prefeito? eu não vi seu nome na cédula de votação. eu não votei em você. alguém aqui votou nele??... (cri-cri-cri...)
    (kassab) -vagabuuuundo! fora daqui, vagabuuuundo! tira esse vagabuuundo daqui!!!
    (eu saindo, levando borrachada nas costas)

    ***

    a minha vontade é que essa mula fizesse uma coisa muito, muito filha-da-puta. tipo cortar o benefício do bilhete único: aí eu queria ver ele segurar a bomba do povão enfurecido DE VERDADE. mas é isso que ele quer, não é? seria um problema de diminuição da auto-estima do vice, psicológicamente falando? quer chamar a atenção??... do jeito que está, ele vai conseguir, e ao contrário do que ele imagina, não vai ser bom pra ele.

    se liga, vacilão.

    sobre Top 10 de qualquer coisa

  • quinta-feira, 12 de abril de 2007
  • Wash.
  • minha mais nova mania "inútil" tem sido formar pastinhas mp3 de Top 10. dos mais variados. Top 10 hardcore americano, top 10 post rocks, top 10 musicas mais tristes, musicas mais curtas, lixo dos anos 80... vale tudo. você pega uma por uma no soulseek, faz a pastinha na sua ordem - ou sem ordem de preferência, bota no media player e fica curtindo. bobinho, mas eficiente. é óbvio que é pra ocupar o tempo, não é melhor que sexo ou comida... mas é uma boa diversão, de qualquer forma. sempre que eu assisto o Alta Fidelidade do Stephen Frears/Nick Hornby, acabo voltando nessa mania. na verdade eu tenho essa mania desde que eu aprendi a escrever, aos 6 ou 7 anos. tinha essa mania de fazer caderninhos com listas, das mais variadas: desde lista continentes ou países até lista de todos os presidentes do Brasil... super coisa de criança-nerd-retardada-sem-amigos... mas eu tinha um cachorro, então eu era feliz.

    vou colocar aqui duas listas recentes que eu fiz. são completamente variáveis: fiz de acordo com lembranças rápidas, estado de espírito, fase musical e, obvio, opinião pessoal. portanto não me aporrinhe dizendo que "faltou isso ou aquilo" ou que a minha lista está "incoerente". fuckin' dane-se. aliás se quiser as músicas, tem um link logo abaixo da lista:


    Top 10 Female Voices (vozes femininas)

    Powered by eSnips.com
    http://www.esnips.com/web/top10femalevoices


    Top 10 Male Voices (vozes masculinas)

    Powered by eSnips.com
    http://www.esnips.com/web/top10malevoices

    sobre gags e "timing"

  • domingo, 8 de abril de 2007
  • Wash.
  • Chuck Jones, o rei do timing. Achei no YouTube um dos meus preferidos dele. a dublagem tá em francês, mas dá pra entender usando a "linguagem universal da dedução"...